quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Pintando com a luz...

.


Este é a Casa da Opera de Ouro Preto (teatro municipal), uma imagem como esta parece a principio "simples", mas somente na aparência, o teatro e muito escuro e com poucas luzes, demorei mais de 45 minutos para obter esta foto, disparei no mínimo umas 20 vezes o flash, cada vez em algum lugar do teatro, o obturador da camera ficou aberto, durante todo o tempo, planejava os movimentos, e colocava um pano preto na frente da lente, assim conseguir pintar os quatro diferentes níveis do teatro. O planejamento baseava em ter cuidado e rapidez, para não disparar no mesmo local o flash numa potência inadequada. Por fim liguei e desliguei por segundos, as luzes do teatro tomando cuidao para tambem somente por segundos abrir as cortinas do fundo e do palco. No mundo da fotografia chamamos isto de pintar com a luz, como estava acostumado a fotografar cavernas, e ate dar aula de espeleofotografia, para mim foi de certa forma fácil, pois numa caverna não existe luz natural, somada as dificuldades ambientais e o piso irregular. Quando nāo se lembra de quantas vezes disparou o flash numa direção pode "estourar" a fotografia, estourar é perder todos os detalhes de uma área especifica, deixando o local branco, apagando os detalhes e os contrastes ( como na área ao redor das lâmpadas).
Para planejar melhor, já que o teatro estava aberto a visitação, visualizei o teatro rapidamente como um salão de uma caverna, e fui pintando com a luz. Nesta imagem pode se visualizado: as cadeiras receberam luzes de diversos pontos, o teto luz lateral, a pintura central no topo do palco, as laterais, na área abaixo do palco... todos foram iluminados pelo flash. O controle maior de "domar a luz" neste caso, combina o raciocínio com memória, pois o tempo todo, temos que fazer uma retrospectiva dos nossos atos e planejar os próximos. Para fazer esta fotografia, usei uma camera Nikon, filme positivo kodakchrome, lente 24 mm, um tripé bem fixado, para não mover um milímetro, durante os 45 minutos, um bom flash com controle de potência. Lembrar do que fez..pois não tem como voltar atras, disparou... o filme registrou. Esta imagem na sua versão original e rica de detalhes, desde o piso de madeira ate a pintura no teto. Esta imagem foi exposta em duas exposições internacionais e também durante muitos anos serviu de exemplo nos workshops e seminarios de espeleofotografia que ministrei, nas cidades de Ouro Preto, Belo Horizonte e Curitiba.
*A espeleofotografia difere das outras modalidades de fotografia, pois ela é praticada em um ambiente aonde não existe luz... aonde criamos a luz.