quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Domando luzes...





A primeira imagem: um maçarico a gás operado por um Ourives, fazendo o que é chamado de "queimando o ouro", traduzindo: aquecer o ouro, saindo do seu estado solido, para o estado liquido e assim na forma liquida, preencher um molde ou lamina-lo, para uso no caso acima da confecção de jóias. A fotometria da foto tem que ser por ponto (spot), direcionada na área mais luminosa para que o restante da imagem fique totalmente negro, foto obtida com uma camera digital sony cybershot (não profissional), mas com ajustes de velocidade e diafragma manuais.

Segunda imagem: malabares com fogo e pirofagia, quando ainda era criança, era fantástico ver apresentações em um circo, porém agora podemos presenciar nas esquina em um semáforo. Mas estes chilenos, passaram por Ouro Preto, rapidamente no festival de inverno, deram um show, um dos melhores que ja presenciei. Domei quase todas as fotos, o segredo esta em diminuir a velocidade do obturador, ate o seu limite pessoal, estudar o que esta sendo realizado, os movimentos dos malabares com fogo e a seqüência, para visualizar a imagem antes mesmo de obte-la .
Executar esses movimentos com os malabares em chamas requer muito treinamento, pericia e claro um dose de coragem. Planejar o tempo de exposição para não marcar por demais a imagem com os rastros dos malabares, pois o excesso estoura* a imagem. Fotografia obtida com uma camera digital (não profissional), mas com ajustes de velocidade e diafragma manuais.

*estourar uma imagem, e exceder a quantidade de luz em alguma área da imagem ou na imagem toda (áreas brancas sem detalhes).